sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Trânsito de Medianeira está caótico!

O título deste post pode parecer exagero mas, qualquer condutor que tenha o mínimo de noção das normas de trânsito e que tenha passado nos últimos tempos pelo centro de Medianeira.

Ao que tudo indica os motoristas desta cidade criaram um código de trânsito próprio, exclusivo, diferente de tudo aquilo que se aprende em qualquer Centro de Formação de Condutores do país. E o pior é que aquele que tenta seguir as normas de trânsito vigentes geralmente são vítimas de abusos, de buzinadas, grosserias e outras atitudes menos civilizadas.

Apenas para servir de exemplo, a rotatória instalada entre a Avenida Brasília e a Avenida Rio Grande do Sul é palco de uma verdadeira disputa para ver quem consegue entrar antes do outro e, um equipamento urbano que serviria para dar ordem ao trânsito parece estimular motoristas "endiabrados" que, ao invés de reduzir a velocidade de seu veículo, aceleram ao máximo na ansia de completar o percurso antes que os seus "concorrentes".

Outro ponto crítico é um dos poucos semáforos do município, aquele localizado sobre o viaduto. Mesmo quando o sinal já está verde, é necessário aguardar os motoqueiros apressados que não se importam em avançar com o sinal já no vermelho.

Manobra de conversão correta
Manobra de conversão adotada em Medianeira
 Mas a maior invenção do trânsito desta cidade é, sem sombra de dúvida, a conversão. É quase unanimidade! Quase nenhum motorista faz a conversão em sua mão de direção. A maioria atalha pela contramão criando verdadeiros entreveiros e, como resultado, não raro vemos espertalhões que não sabem sequer dirigir esbravejar contra motoristas que estão seguindo à risca as normas de trânsito.

Fico me perguntando qual a forma de resolver a celeuma que virou o trânsito dessa cidade. A resposta certamente passa pela fiscalização eficiente. Se a desculpa sempre foi de que a Polícia Militar não tem efetivo suficiente para o policiamento ostensivo e para a fiscalização de trânsito, talvez esteja na hora de criarmos um órgão municipal para cuidar apenas do trânsito. E depois que não venham com aquela velha história de que está criada uma indústria de multas, porque da forma como está, a indústria é uma só: de péssimos condutores.

Fonte da imagem: Idetran.

Nenhum comentário: